
Em casa
5 dicas para uma casa sempre arrumada
A nossa casa é o centro de operações da nossa vida. É aqui que fazemos planos para o futuro, que gerimos o dia a dia e que sonhamos com tudo o que precisamos e queremos fazer, sozinhos e em família. Para que consigamos concretizar todos esses sonhos e planos é fundamental que a nossa base de comando seja um sítio organizado e arrumado. Mas como ter uma casa arrumada sem perder todo o tempo livre em tarefas?
Aqui ficam 5 dicas para podem ajudar:
- Todas as coisas no seu devido lugar – Antes de mais nada é preciso que tudo esteja definido e que cada coisa tenha o seu devido lugar, assim vamos potenciar a arrumação e a otimização dos espaços.
- Usar e arrumar – Se cada coisa, cada objeto tem o seu lugar definido, a regra a seguir tem que ser usar e arrumar. Não podemos ceder à tentação de ir buscar um jogo, um livro, uns sapatos que depois decidimos não calçar, e deixar para arrumar depois. Depois de utilizarmos algo, tudo tem que ser colocado novamente onde pertence.
- Responsabilidades divididas – Esta regra deve ser cumprida por todos os elementos da família, cada um tem as suas coisas e deve ser incumbido da responsabilidade de voltar a arrumar sempre que utiliza. Mesmo com as crianças este sistema deve ser utilizado no que diz respeito, por exemplo, aos seus brinquedos, livros, roupas ou mochila da escola.
- Um dia para cada divisão – Vá fazendo uma vistoria a cada divisão sem deixar acumular grandes arrumações para o fim de semana, divida a casa pelos dias e reparta um trabalho de horas em poucos minutos por cada dia.
- Renovar e/ou descartar – Mantenha o hábito cíclico de renovar e/ou descartar as coisas que já não se usam ou se vão estragando com o uso. Se há uma nova vida para dar a um objeto, guarde e faça um projeto de lazer, um momento divertido com as crianças. Agora se algo se quebra ou fica velho, não guarde por guardar, descarte e abra espaço para novas aquisições. Tenha atenção também ao correio, à publicidade e aos jornais e revistas que se vão comprando. Faça uma triagem todas as semanas e livre-se do que não interessa.
Se nos focarmos neste sistema e o cumprirmos à risca, vamos ganhar tempo livre para fazer coisas mais divertidas que arrumar e voltar a arrumar num ciclo sem fim. A vida tem que ser mais do que apenas trabalhar durante a semana e passar o fim de semana em limpezas e arrumações.