
Comprar casa
Em casa
Seguros
A sua casa tem seguro?
Ao longo da História, a Humanidade testemunhou centenas de desastres naturais e ecológicos que afetaram a população e as suas casas. Normalmente, quando um português pensa em desastres naturais usa como exemplo o terramoto de 1755, um dos piores da História Mundial e decididamente o pior da História de Portugal.
Colocando de parte as tragédias pessoais e ecológicas das catástrofes (porque isso seria tópico para um estudo intenso), pensamos nos efeitos económicos e patrimoniais destes fenómenos. E como tal, pensamos nos seguros de habitação multirriscos. Será que pensamos? Muitos se esquecem da importância dos seguros multirriscos-habitação. E é essencial lembrarmo-nos dele!
Em 2021, somente com desastres naturais vários, as seguradoras tiveram perdas de 106 mil milhões de euros, sendo o ano passado o 4º ano mais caro de sempre para este sector. Basta olharmos para a erupção da Cumbre Vieja, em Las Palmas, Espanha. Só com este desastre houve reembolsos de 13,5 milhões de euros, até outubro, pelo menos. Felizmente, o vulcão está a mostrar sinais de abrandamento e os custos, até ver, não vão aumentar. Estando a viver numa ilha vulcânica, ativa, estes habitantes sabiam perfeitamente que corriam o risco e, espero eu, tiveram o cuidado de ter cobertura para este fenómeno.
O mesmo se pode pensar em Portugal, no que se refere a sismos, especificamente no caso de Portugal Continental. Lisboa e o Sul do país são zonas com risco acrescido de efeitos sísmicos. No entanto, não é muito barato fazer um seguro contra este fenómeno, especificamente. Em especial nas regiões mencionadas, acreditamos ser importante juntar esta cobertura à apólice de seguro multirrisco dos imóveis. Verifique com os vossos mediadores os custos e proteções desta cobertura.
Mesmo que não esteja em zona de risco acrescido, existem outros tipos de desastres que podem acontecer a qualquer momento. Deixamos aqui uma lista de coberturas importantes que deve avaliar ao fazer o seguro multirriscos-habitação:
- Incêndios, queda de raio ou explosão;
- Danos por água;
- Furto ou roubo;
- Tempestades;
- Inundações;
- Responsabilidade civil;
- Privação temporária da habitação;
- Demolição e remoção de escombros;
- Aluimento de terras;
- Pesquisa de avarias;
- Danos estéticos;
- Assistência ao lar;
- Riscos elétricos.
Todas estas coberturas são importantes para o seguro de um imóvel. A maioria crê que os acidentes só acontecem aos outros, mas temos que ter a política de “é melhor prevenir que remediar” e não termos que suportar custos extra por acontecimentos que não são da nossa responsabilidade. Verifiquem a vossa apólice de seguros e confirmem que coberturas tem a vossa casa. Se tiveram alguma questão, contactem aqui o vosso amigo agente que está sempre disponível para ajudar!