Em casa

Água é vida!

Já falámos de como poupar eletricidade – Luz é energia, como poupar? – e também de como reduzir a conta do gás – Gás: cozinha, banhos e aquecimento -, falta-nos dedicar um pouco de atenção à água e, como sabemos, água é vida. Vamos então perceber como podemos poupar mais uns euros e também a vida do nosso planeta!

Vamos começar pela manhã e pelas rotinas matinais? Para uma grande maioria das pessoas, o dia começa com um banho! É verdade, mas quais as regras a aplicar? Pelo bem de todos, do planeta, das reservas de água, da nossa carteira e ainda da nossa pele, o nosso banho matinal deve ser curto! O desafio é conseguir tomar um duche em menos de 10 minutos! Na rotina de higiene pessoal, podemos ainda poupar água em vários outros momentos: fechar sempre a água quando estávamos a lavar o corpo ou o cabelo, fechar também enquanto lavamos os dentes. No autoclismo, devem ser adotados sistemas de descarga curta ou longa para que possamos adequar a água utilizada à necessidade.

Na cozinha devemos seguir os mesmos princípios da poupança e apenas ter a torneira aberta quando é necessário. Sempre que possível deve evitar-se lavar coisas em água corrente constante e, se for mesmo necessário, evitar abrir a torneira no máximo para assim podermos controlar melhor o caudal que é desperdiçado.

No que diz respeito às máquinas de lavar, tanto de louça como de roupa, só devem trabalhar com a carga máxima para que o ciclo e a água gasta seja utilizada da melhor forma.

E para as plantas? Para regar as plantas, podemos aproveitar a água fria que sempre é desperdiçada antes de chegar a água quente à torneira do banho, por exemplo. Ou caso tenha essa possibilidade, pode colocar um baldinho e estrategicamente apanhar água da chuva. É grátis e, na verdade, é a água preferida das nossas plantas!