
Em casa
Animais em apartamentos?
Agregado Familiar:
Pai, mãe, 2 filhos e 1 gato
Este será um exemplo de uma família em Portugal, tendo em conta que dados de vários estudos indicam que cerca de 50% dos lares no nosso país têm um animal doméstico. Mas quais são as regras se vivermos num apartamento?
Em primeiro lugar, é importante realçar que não há nenhuma lei nem nenhuma regra que possa impedir uma família de ter um animal dentro da sua casa. Claro que, vivendo num prédio com áreas comuns, há algumas regras que é preciso cumprir.
No que respeita ao número de animais num apartamento, esse número não deve exceder três cães ou quatro gatos adultos. Em nenhuma circunstância se pode ter mais de quatro animais de estimação.
O ponto mais importante para que a vida decorra com a maior normalidade é salvaguardar as regras básicas de higiene, de sossego e boa vizinhança. Assim sendo, é de realçar que o dono de um animal é responsável por tudo o que ele faz, devendo por isso estar sempre alerta para todos os seus comportamentos.
Há depois outras regras que podem ser definidas em Assembleia Geral de Condomínio e também aquelas de domínio comum a que já todos nos habituámos: quando leva o seu animal à rua deve usar sempre o uso de trela e nunca deixar para trás um “presente” na entrada da porta do vizinho.
Se cumprir estas regras tão simples, não vai haver azar!!!