Em casa

Casa segura e com trancas na porta

Sair de casa para ir de férias implica deixar a casa vazia durante algumas semanas. Assim, para que tudo corra bem e não aconteçam imprevistos desagradáveis é preciso ter em atenção alguns pormenores de segurança. Então antes de sair de casa, vamos confirmar se tudo fica bem para podermos ir descansar sem sobressaltos.

  • Arrumar a pensar no regresso

Por muita que seja a vontade de ir de férias, devemos resistir ao apelo de sair deixando a casa num caos. Nada vai mudar na nossa ausência (e ainda bem), mas se queremos regressar com tranquilidade o melhor que temos a fazer é deixar tudo no seu devido lugar. Perder um pouco na saída é ganhar muita serenidade ao voltar!

  • Água e Gás desligados

A água e o gás não vão ser utilizados então o melhor a fazer é desligar estes serviços na torneira de segurança no exterior de sua casa. Assim, estamos a prevenir qualquer problema que possa advir de alterações no fornecimento ou fugas nos sistemas.

  • Eletricidade: selecionar o que se pode e o que não se pode desligar

No caso da eletricidade, não podemos simplesmente desligar o geral da instalação pois há sempre alguns equipamentos que precisam de ficar ligados como o frigorífico ou uma arca congeladora. Ainda assim, os quadros elétricos estão divididos em disjuntores parcelares, o que nos permite desligar apenas aqueles que servem as zonas ou equipamentos que queremos desligar.

  • Frigorífico/Congelador

Tente organizar a ida para férias de forma a que estes equipamentos tenham poucos conteúdos. Assim sendo, ainda que fiquem ligados, podem ficar em modo férias ou modo económico e ter um consumo mais baixo do que quando precisam de trabalhar com uma carga superior.

  • Simulação de Presença

Para que não pareça que a casa está totalmente vazia pode deixar algumas luzes ligadas a sistemas de relógio para que se acendam e apaguem simulando a presença de alguém em casa.

  • Chave de Confiança

Em alternativa ao ponto anterior e caso tenha um familiar ou amigo de confiança a quem pedir, deixe uma chave suplente e peça a essa pessoa para ir a sua casa de vez em quando. Assim, ela pode aproveitar para confirmar se está tudo bem, abrir as janelas, acender as luzes, ver o correio e regar as plantas!

  • Janelas e Portas

Com as janelas e portas, já se sabe: confirmar que ficam todas bem fechadas e trancadas pois na nossa ausência não queremos convidar ninguém a entrar.

  • Redes Sociais

E, já agora, para que ninguém se sinta convidado a entrar, não divulgue que vai de férias, nem quando nem para onde. Atenção às publicações nas Redes Sociais, nunca sabemos qual é a cara desse convidado indesejado e onde ele pode estar escondido!