euopto

Comprar casa: o que é a Taxa de Esforço?

Comprar casa é uma das grandes decisões que uma pessoa tem que tomar: pela sua importância e valor, tanto num plano emocional como financeiro. Na maioria das vezes, comprar casa implica pedir um empréstimo bancário, mas será que basta pedir? É neste momento que temos que estudar alguns conceitos financeiros e a taxa de esforço é um deles, pois é um elemento muito decisivo para que lhe seja concedido o crédito habitação.

Os bancos são cada vez mais seletivos no que toca a conceder créditos, por isso necessitam que os seus clientes tenham documentos comprovativos da sua capacidade de pagamento. E é exatamente para medir essa capacidade que temos que calcular esta taxa. No fundo, a taxa de esforço é a percentagem do rendimento total do agregado familiar que se destina ao pagamento das prestações de créditos e calcula-se da seguinte forma:

Fórmula de Cálculo para Taxa de Esforço (TE)

É aconselhável que esta taxa não seja superior a 33%, embora certas instituições financeiras aceitem limites um pouco acima. Todas estas contas são muito importantes, pois para além do crédito de habitação existem outras despesas fixas que não podem ser descuradas e às quais é preciso fazer face. No nosso artigo Orçamento Mensal: como fazer? já exploramos a importância de saber onde está a ser gasto o seu dinheiro.

Hoje em dia, existem online diversos simuladores onde é possível calcular a sua taxa de esforço. Contudo, há informações imprescindíveis para que obtenha o valor mais realista.

Ao nível de rendimentos é necessário fornecer dados como:

  • Rendimento mensal líquido
  • Rendimentos de rendas
  • Pensões
  • Outros rendimentos mensais fixos

Quanto às despesas:

  • Crédito à habitação
  • Crédito automóvel
  • Crédito pessoal
  • Dívida do Cartão de Crédito
  • Outros créditos

Apenas deve preencher as rubricas que se apliquem ao seu caso particular! Depois de feitas as contas vai perceber se a sua taxa de esforço é reduzida (até +-19%), intermédia (até 33%) ou acima do limite recomendado (> 33%). Caso este último seja o seu caso, deve reavaliar as suas despesas e tentar renegociar o crédito junto do seu banco.

Exemplos

Portanto, se está à procura ou no processo de compra de casa, analise bem as suas contas e verifique qual a sua taxa de esforço para que o seu banco não hesite na hora de lhe conceder o crédito!

Carolina Carvalho – Equipa de Gestão