euopto

Comunicar é preciso!

Vivemos em comunidade, não hoje, mas sempre! O ser humano é um ser gregário que precisa do outro para sobreviver. A continuação daquilo que somos depende da nossa capacidade de nos relacionarmos e de conseguirmos completar com a força dos outros as nossas fragilidades. As relações são sempre compostas por dois lados: o lado que precisa e o lado que tem a solução!

Tudo começa então na comunicação. A vivência com o outro tem início na nossa capacidade, e necessidade, de dizer ao outro como estamos, onde estamos, o que pensamos e sentimos, de que estamos a precisar. E sempre que uma mensagem é enviada pressupõe uma resposta. É esta dinâmica de comunicação que nos permite construir pontes para com os outros, pontes essas em que vamos passar a circular para sempre e em ambos os sentidos.

Somos dependentes do outro e da nossa capacidade de estabelecer comunicação, felizmente hoje em dia estar em contacto é possível mesmo sem sair de casa! Se comunicarmos, jamais estaremos sozinhos! É assim na nossa vida familiar, no seio do nosso grupo de amigos, no nosso prédio, no nosso trabalho, nos nossos negócios. O todo é sempre mais que a soma das partes e é, por isso mesmo que, por mais que usemos esta expressão, ela nunca vai perder a força: Juntos somos mais fortes!