
Seguros
Crédito habitação e Seguros
A compra de casa própria é uma das mais importantes compras, ou talvez mesmo mais importante, que podemos fazer ao longo da nossa vida. Em primeiro lugar, pelo que representa comprarmos o local onde vamos viver, constituir o nosso lar e a nossa família e, em segundo lugar, pelo investimento financeiro que esta compra representa. Para a maioria das famílias, comprar casa é sinónimo de crédito bancário e é exatamente por isso que é tão importante perceber e analisar tudo o que está em causa quando contraímos um crédito habitação!
Falar de crédito habitação é falar de uma multiplicidade de temas e conceitos que temos que aprender a entender: prestação, juros, spread, euribor, amortização, seguros. Neste artigos, vamos abordar os seguros!
Para poder fazer um crédito habitação há dois tipos de seguros sempre associados e de carácter obrigatório: o seguro multirriscos e os seguros de vida de quem está a pedir o empréstimo. A obrigatoriedade dos seguros prende-se com a garantia de risco associada a este crédito, dado estarmos a lidar com valores elevados.
O seguro multirriscos é o seguro da casa e garante um conjunto de coberturas que protegem o imóvel e o seu recheio em situações que o coloquem em perigoso, como por exemplo um incêndio. Tendo em conta que este é o seguro que protege a casa, todas as coberturas podem ser definidas segundo aquilo que o cliente pretender adicionar (roubo, inundação, terramoto, vandalismo…). O seguro de vida, por sua vez, protege a pessoa titular e a sua dívida: em caso de morte ou invalidez a cobertura do seguro paga o imóvel, garantindo que a casa continua a ser propriedade do próprio ou de familiares.
Ainda que ter estes seguros seja obrigatório, estes não têm que ser contratados com o banco que vai conceder o crédito. Cada cliente pode optar por fazer com o seu banco ou com outra entidade de seguros que lhe ofereça as coberturas desejadas por um melhor preço. Também é verdade que o banco pode garantir melhor condições para o crédito se os seguros estiverem incluídos no contrato, daí ser tão importante analisar todos os dados antes de concluir o pedido do empréstimo.
É ainda importante referir que os seguros, tal como o próprio crédito, podem ser renegociados e transferidos ao longo do decorrer de todo o seu pagamento. Vale a pena estarmos atentos ao mercado e ir fazendo contas!