Comprar casa

Duplex ou aproveitamento de sótão?

Quando pensamos no conceito de casa há outro conceito que vem imediatamente associado a este: o espaço! Uma casa tem que ter o espaço suficiente para albergar a nossa vida completa, tem que ter esse espaço em área, esse espaço em divisões, esse espaço naquilo que nos oferece! Assim é consoante o número de pessoas que vão habitar a casa e consoante as atividades que pretendemos realizar em casa que se vão formando as necessidades relativamente ao espaço!

Será que está à procura de um duplex?

Um duplex é um apartamento dividido em dois pisos, unidos por uma escada ou ligação interior. Por norma, são casas maiores ou com uma divisão maior que permite uma criação de dois ambientes mais isolados um do outro.

E um sótão habitável é um verdadeiro duplex?

Noutras situações, um sótão arranjado e com ligação ao restante apartamento pode também resolver a necessidade de mais espaço para completar o oferecido pela casa.

Mas estaremos a falar da mesma coisa?

Em termos práticos e no que diz respeito a uma necessidade de espaço, podemos dizer que SIM.

MAS…

Legalmente, no que diz respeito às informações da Caderneta do imóvel e ao seu valor comercial, estas duas realidades são coisas bem diferentes. No caso do Duplex, toda a área (de ambos os pisos) pertence ao apartamento e assim faz parte da contagem dos m2 da casa. O valor da avaliação vai englobar tudo. No caso do Sótão, já não é bem assim. Ainda que este espaço tenha sido aproveitado e arranjado para fazer parte da habitação, se continuar registado como um sótão será sempre um sótão e como tal não conta dentro dos m2 da área privativa da habitação. Esta diferença faz com que este conjunto de m2 que ganha em espaço não seja contabilizado na avaliação da casa.

É importante ter em conta esta diferença na hora de comprar um verdadeiro duplex ou um apartamento com aproveitamento de sótão!