
euopto
Estudantes procuram casa
Com o início de mais um ano letivo a maioria dos estudantes universitários depara-se com um problema, desta vez agravado pela situação pandémica que atravessamos.
- Fui colocado fora da minha área de residência, onde vou viver?
- Será que consigo encontrar alojamento perto da minha faculdade?
- Conseguirei um preço acessível?
Este é um dilema que está a afetar a maioria dos jovens que vai dar início ao seu percurso académico, a cada ano que passa o problema repete-se.
A oferta encontra-se muito longe da verdadeira procura e aqui surge o problema. É difícil encontrar um espaço que reúna todos os requisitos. Muitas vezes para que os estudantes consigam suportar o valor das rendas vão ter de se afastar da sua universidade e optar pela proximidade a um meio de transporte ou então sujeitar-se a condições menos boas.
O facto de muitos terem de esperar pelos resultados das colocações para iniciar a procura é um fator muito limitador. Este ano a situação piora, pois, as incertezas aumentam.
Com a maior parte das aulas online e depois de feitas as contas, as famílias questionam-se se realmente vai valer a pena o sacrifício financeiro, tendo em conta que o dia de amanhã é uma incógnita para todos. Assim, torna-se essencial haver uma adaptação de todos a esta nova situação para que o mercado não pare! Inovar e apresentar novas soluções de negócio como, por exemplo, contratos por períodos de tempo mais curtos pode ser vantajoso tanto para senhorios como para estudantes.
Ainda que estejamos todos a viver tempos novos e de mudança, a vida vai continuar a acontecer, tanto no mercado imobiliário como nas universidades. Hoje mais do que nunca precisamos de investir nas novas gerações e na sua capacidade de gerar mais conhecimento.
Carolina Carvalho – Estagiária em Gestão