
Em casa
Humidade: como evitar?
Quem nunca se desesperou com uma mancha negra na parede? Antes que cheguem as semanas de chuva constante, mesmo num país cheio de sol como o nosso, vamos preparar as nossas casas para não sofrermos com os problemas relacionados com a humidade!
Então como evitar?
- A primeira regra a aplicar tem a ver com o arejamento das casas, pois é essencial que façamos a renovação de ar com regularidade e que os vapores que se formam dentro de casa possam sair. Claro que num dia de chuva não vale a pena deixar as janelas abertas, mas temos aproveitar os dias de sol para arejar as casas, mesmo quando a temperatura não convida tanto a abrir as janelas.
- Depois precisamos de dar especial atenção às duas divisões da casa onde pode haver maior concentração de vapores de água que podem originar problemas de humidade: cozinha e casas de banho.
Cozinha: aposte num bom exaustor e ligue este equipamento sempre que estiver a cozinhar. O exaustor vai eliminar dois problemas de uma só vez: os vapores e os odores que não queremos que se espalhem pela casa. Quando ligar o exaustor, para que ele trabalhe de uma forma mais eficiente, feche a porta da cozinha.
Casa de banho: instale um bom extrator de vapores de água para que estes sejam eliminados durante o banho, tenha em atenção a dimensão da casa de banho ao escolher o equipamento e a sua potência. Se gosta de tomar banho com a água muito quente, opte por um banho curto. No entanto vai ver que se escolher uma temperatura um pouco menos quente terá menos vapores, a sua pele e a conta do gás também vão agradecer.
- Se eventualmente reparar que aqueles pontinhos pretos de humidade estão a aparecer, trate da sua limpeza logo numa fase inicial. No mercado, temos vários produtos para tratar deste problema que nos podem ajudar a eliminá-lo antes que eles tomem conta das paredes ou do teto. Aqui, a chave para o sucesso é agir logo num estado inicial!
Estas são algumas dicas para evitar os problemas de humidade por condensação de vapores de água. Mas e se o problema for uma infiltração? Em próximos artigos vamos continuar a falar deste tema!