Em casa

Luz é energia, como poupar?

Hoje em dia, devido ao confinamento que vivemos, estamos todos mais em casa e os consumos com os serviços básicos vão naturalmente aumentar! Somos mais a consumir durante mais horas, esta situação vai refletir-se em mais luzes acesas, aquecedores ligamos mais horas e vários equipamentos a funcionar que, por norma, estariam desligados todo o dia. Esta alteração ao nosso modo de vida obriga-nos a uma pausa para perceber como estamos a gastar a nossa energia e a energia da nossa casa, a traçar estratégias para evitar desperdícios e gastos de dinheiro que podemos poupar!

Vamos começar esta análise aos gastos com os serviços básicos da casa com a eletricidade. Já fez contas ao que está a gastar? Já estudou o mercado para saber se tem as melhores condições para a sua casa e para os gastos da sua família? Por onde começar?

O primeiro passo a dar é pegar na sua última fatura e analisar todos os dados: consumos, potência contratada, tarifas e preços. Faça uma pesquisa pelos fornecedores de energia elétrica e compare todos estes valores, há vários sites onde pode verificar estas informações e até comparar as ofertas apresentadas. É importante que confirme se a potência contratada está de acordo com o consumo que faz em casa, ter uma potência elevada que nunca precisa é estar a pagar por um serviço que não utiliza. Também deve avaliar, caso tenha uma tarifa bi-horária se esta continua a compensar numa fase em que os consumos nem sempre podem ser deslocalizados para as horas em que os preços são mais baixos. Todas estas condições do seu serviço podem ser alteradas, pode até mesmo mudar o seu contrato para outra empresa fornecedora de eletricidade. Deve analisar bem e escolher as condições que lhe são mais favoráveis.

Tratada a situação contratual, é preciso olhar também para os comportamentos que nos podem ajudar a fazer um consumo mais regrado e que nos ajude a poupar nesta despesa. A regra de ouro é desligar tudo o que efetivamente não estamos a utilizar:

  • aproveitar a iluminação natural durante o dia;
  • à noite, usar apenas a iluminação necessária na divisão onde estamos;
  • não deixar equipamentos em stand-by;
  • desligar carregadores das tomadas quando os equipamentos já estão carregados;
  • manter as divisões fechadas para preservar a temperatura quando temos os aquecedores em funcionamento;
  • isolar bem portas e janelas para ajudar a manter a casa mais quente;
  • colocar as máquinas a lavar (roupa e louça) sempre na carga máxima;
  • evitar abrir a porta do frigorifico repetidas vezes, bem como a do forno durante um assado;
  • secar roupa ao natural;
  • caso precise de comprar lâmpadas ou outros equipamentos novos, optar pelos mais eficientes.

Podem parecer pequenos gestos, mas tudo somado vai fazer a diferença no final do mês! Vai fazer ainda mais diferença no final do ano!