
euopto
Orçamento mensal: como fazer?
Entre o dinheiro que ganhamos e aquele que gastamos está o crescimento económico de uma pessoa ou da sua família, mas como sabemos para onde está a ir o nosso dinheiro? A criação de um orçamento mensal detalhado é imprescindível para que se consiga saber o destino dos nossos euros e para conseguirmos poupar e crescer financeiramente. Só assim é possível saber o valor das receitas e das despesas, de forma a evitar alguns gastos mais supérfluos. A imprevisibilidade do amanhã obriga cada vez mais a uma boa organização do orçamento familiar!
Eis os passos mais importantes para que consiga executar esta tarefa:
- Estipular um dia fixo no mês
Este primeiro passo é um dos mais importantes, pois caso não se prontifique a fazê-lo os seus objetivos nunca serão atingidos. Comece o seu orçamento no dia 1 de cada mês ou no dia que recebe o seu ordenado, veja qual a melhor opção no seu caso, mas comece!
- Identificar todas as fontes de rendimento
Todas as entradas de dinheiro devem ser anotadas para que se possa começar a estimar as dos meses seguintes. Não deixe nada de fora da lista: ordenados, subsídios, heranças, mesadas, prémios… Cada euro conta!
- Identificar todas as despesas fixas e variáveis
É importante distinguir as despesas fixas das variáveis e separá-las por categorias. Depois de estar tudo devidamente listado deve tentar perceber onde gasta mais dinheiro e onde pode realmente “cortar”.
As despesas fixas são as mais difíceis de reduzir pois, normalmente, não podemos abdicar delas, é o caso das contas de eletricidade, água, gás, prestação da casa, alimentação, seguros, combustível para o carro, serviços de comunicações (Tv, Net e Telemóvel)…
Já nas variáveis estão incluídas as despesas mais pontuais como roupa ou calçado, comer fora ou ir a um evento cultural, mas também todas as compras por impulso que muitas vezes afetam o orçamento e não são de todo essenciais. É sobre estas que mais devemos refletir!
- Balanço
Depois de todas as receitas e despesas somadas é necessário fazer as contas e perceber quanto sobrou ao fim do mês.
- Conclusão
Após feitas as contas, deve perceber se o seu saldo foi positivo e conseguiu poupar ou se realmente é necessário rever as despesas e reduzir os gastos não essenciais. É importante estabelecer objetivos de poupança para que não haja a tentação de fugir ao orçamento.
Para que todo este planeamento seja mais fácil a criação de uma tabela com todas as receitas e despesas em “Excel” é uma boa opção, até porque tem a vantagem de poder ser ajustado todos os meses. Não deixe as suas contas ao acaso, uma pequena quantia todos os meses vai fazer a diferença no final de um ano! Esta é uma boa estratégia para conseguir poupar e pagar a sua casa mais cedo. Já pensou nisso? Não se esqueça, nós estamos aqui para ajudar!
Carolina Carvalho – Equipa de Gestão
Tabela exemplo de Orçamento Mensal
Envie um email para geral@euopto.pt ou preencha o nosso formulário de contacto!