
Em casa
Pinturas: paredes e quadros
Com a chegada da primavera e depois do verão vêm também o calor, os dias maiores e mais luminosos e com eles uma vontade total de renovação! Esta é a melhor altura para dar à sua casa aquela nova cara de que ela está mesmo a precisar. Depois de limpar e arrumar tudo, está a sentir que ainda falta qualquer coisa? Então vamos deitar às mãos à obra… Eu sei qual é a resposta para esta mudança que sente precisar: PINTAR! Então e agora que já estamos de rolo na mão, qual é a ideia?
- Escolher a cor base para as suas paredes
A cor base das paredes deve ser uma cor clara e neutra, o objetivo aqui é criar um ambiente harmonioso e cheio de luz e claridade. Para isso, deve dar primazia a cores como o branco, o creme ou um amarelo pastel. Como o objetivo é mudar, troque com aquilo que tem neste momento: se a sua cor é o branco, tente agora um creme ou um pastel!
- Fazer um destaque
Depois de estar feita a pintura geral, pode escolher uma parede para destacar: aplicar uma cor diferente ou um papel de parede. Este destaque permite-lhe estilizar a sua decoração, criar a diferença e dar à sua casa um ambiente mais personalizado. No entanto, também é preciso fazer esta escolha com atenção: defina qual a divisão onde o quer fazer e quais as cores a utilizar. Tenha em atenção o tamanho da parede e a cor ou motivos a aplicar: se pintar uma parede muito grande com uma cor muito vibrante como vermelho ou lilás, pode causar-lhe cansaço após algum tempo.
Nos quartos, a serenidade deve ser sempre a linha principal pois são divisões onde nos devemos sentir calmos para podermos descansar em pleno. Não quer dizer que tenham de ser monótonos ou sem criatividade, mas se pintar uma parede escolha cores tranquilas como o azul claro ou o verde água, se quiser um papel de parede que este tenha um motivo simples e em tons claros.
- Enfeitar com quadros
Para ajudar a personalizar as suas paredes, vamos ajudar com o melhor elemento de decoração para este efeito: quadros! Aqui a liberdade é total, basicamente os limites são o seu gosto!!! Sendo um elemento mais pequeno e amovível, pode escolher o que quiser e mudar quando lhe apetecer.
Assim dê largas às escolhas e até mesmo à criatividade. Já pensou em pintar o seu próprio quadro? A ideia pode estar a parecer-lhe completamente absurda, mas não é assim uma coisa tão complicada nem ninguém vai esperar um Monet. É simples experimentar: compre alguns materiais no supermercado (tela, tintas e pincéis), faça algumas pesquisas na Internet para ver alguns exemplos e mãos à obra. Pode fazer esta experiência como uma atividade lúdica individual, enquanto deixa os problemas de lado, ou como uma atividade familiar que pode ser bem divertida! Experimente… Tenho a certeza que vai impressionar os seus amigos com a sua obra-prima!