
Em casa
Vamos acender a lareira?
É verdade que ainda não está frio e que talvez não seja hoje o dia para acender a lareira, mas será que ela está pronta para aquecer o inverno que aí vem? Depois destes meses de calor e de pausa no seu funcionamento, é importante verificar se está tudo a postos para quando o frio chegar.
Se tem uma lareira tradicional, está na hora de fazer uma verificação para o bom funcionamento. Então vamos lá antes que o tempo arrefeça:
- Desimpeça a lareira de tudo o que não é suposto estar nesta área. Dado o tempo de não utilização, certamente acabou por se fazer uma acumulação de coisas nesta zona.
- Verifique se a chaminé está limpa e desimpedida para que possa haver uma correta extração dos fumos. Tenha atenção aos ninhos! Há algumas aves que gostam de viver nas chaminés.
- Confirme que a lenha que vai utilizar está bem seca ou aproveite este sol de outono para a acabar de secar. A lenha verde ou molhada não arde bem e em vez de calor só lhe vai encher a casa de fumo.
- Faça um estudo dos preços, caso precise de comprar a lenha. Antecipe-se ao mercado e faça algum stock antes de o frio começar. O aumento da procura faz sempre os preços subir.
Cumprida esta lista, está tudo preparado para esta próxima estação fria que vai agora começar. Porém queremos deixar-lhe um alerta! As tradicionais lareiras são uma forma de aquecimento eficaz e bela, no entanto devemos estar atentos para evitar acidentes:
- A divisão onde está a lareira deve ter sempre uma ventilação adequada que permita a renovação do ar.
- Ninguém se deve aproximar demasiado do fogo, principalmente crianças e animais.
- Deve ser sempre um adulto a acender a lareira e a fazer a sua vigilância e manutenção.
- Nunca deixe a lareira acesa numa divisão sem ninguém!!!
Agora que está tudo verificado e que estamos alerta para evitar possíveis situações menos boas, vamos preparar-nos para desfrutar. Haverá algo melhor que um convívio familiar no quentinho de uma lareira crepitante? Faça-se o chá que já estamos a sonhar com os bolos!