euopto
Investimentos

Vamos investir em imóveis?!

Comprar uma casa para viver é hoje um dos maiores sonhos de quase todas pessoas, mas será que podemos olhar para a compra de um imóvel como uma nova fonte de rendimento? Muitos de vós provavelmente já fizeram esta questão a si próprios várias vezes. A resposta é simples: SIM!

O investimento imobiliário é um dos investimentos que maior segurança oferece ao investidor, um imóvel é um bem tangível, seguro, pouco suscetível a desvalorizações agressivas e sempre passível de ser valorizado. No entanto, como qualquer outro tipo, o investimento imobiliário é sempre acompanhado por um grupo de vantagens e um conjunto de riscos associados que é preciso conhecer.

Deixamos-lhe algumas reflexões a si que está a pensar em investir no imobiliário:

  • O CHAMADO “MOMENTO ZERO”

É aqui que a reflexão ganha maior destaque, antes de qualquer outro passo deve responder à seguinte questão:

Porque quero investir no imobiliário? A resposta a esta questão vai ser o seu ponto de partida, seja ela qual for, desde querer aumentar a sua riqueza, ter independência financeira mais cedo ou querer elevar o seu nível de vida. Aqui vai definir o caminho a seguir, em que mercados procurar, em que imóveis investir e acima de tudo vai chegar à próxima questão:

Que tipo de investidor sou eu? Qualquer investimento é um hiato entre risco e potencial de retorno, ou seja, quanto mais risco mais potencial de retorno, mas também maior potencial de perda. Assim, antes de investir é extremamente importante conhecer as características que orientam a sua estratégia de investimento, entre as quais: necessidades e objetivos de investimento atuais; horizonte de tempo do investimento; quando necessita recuperar o seu dinheiro; e primordialmente o nível de risco que está disposto a assumir.

Para saber qual o seu perfil de investidor, fale connosco!

  1. ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL

A esta altura vão ser muitas as dúvidas e questões sobre onde e como investir, por isso procure aconselhamento profissional junto de consultores imobiliários que disponham de informação completa sobre imóveis, mercados e todos os procedimentos necessários para iniciar este caminho com uma visão 360º.

2. PLANO DE INVESTIMENTO

Antes de investir o seu dinheiro e o seu tempo é essencial criar um plano de investimento que oriente a decisão a tomar na hora “H”. No plano de investimento é fundamental que esteja indicado quanto quer investir, se pretende fazer obras de reabilitação para valorizar o imóvel (quer seja para arrendamento, quer seja para revenda) e que custos tem pensados para essa reabilitação; que retorno procura obter e em quanto tempo; se o objetivo é o arrendamento a longo prazo, que rendimento mensal/anual procura obter com o seu investimento; se vai precisar de ajuda na gestão dos imóveis, afetando uma boa parcela do lucro esperado; que impostos terá com a aquisição do imóvel; se vai utilizar capitais próprios ou se vai requerer apoio bancário e que custos extra esta operação vai ter, entre outras contas a serem feitas nesta etapa.

3. O MERCADO ONDE INVESTIR

Ao escolher investir num imóvel, é fundamental conhecer bem a região onde se quer investir. Responder a questões simples, como “que zonas da cidade são mais procuradas pelas famílias para viver e porquê?” (pela existência de escolas, transportes públicos, hospitais, outros serviços e comércio nas imediações), é provavelmente o aspeto mais importante a ter em conta na hora da decisão.

4. O PERFIL DO IMÓVEL

Nesta etapa o tempo de antena recai unicamente no imóvel e na sua ficha de produto. É aqui que faz sentido ter um conhecimento razoável sobre o mercado onde quer investir, para que o ajude a decidir a localização do imóvel (cidade, centro da cidade ou periferia em crescimento), o tipo de imóvel (prédio multifamiliar, moradia, apartamento, terreno ou loja) e características do imóvel (como o nº de quartos, com ou sem garagem, elevador, arrumos, espaço exterior). Nós analisamos cuidadosamente os mercados atuais, as tendências de crescimento, quais os tipos de imóveis mais rentáveis, mais acessíveis, com mais valorização e com mais perspetivas de futuro.

5. CONCRETIZAÇÃO DO INVESTIMENTO

Após todas estas reflexões chegou o momento de concretizar o investimento. Tenha em conta que o trabalho daqui em diante implica sempre seguimento e atenção, o que poderá fazer com relativa serenidade. Fazer investimento em imóveis é uma forma de construir um património seguro e lucrativo, combinando estabilidade com excelentes retornos. É a forma certa de pôr o seu dinheiro a trabalhar para si de uma forma passiva, sem ter que se preocupar em trabalhar ativamente todos os dias pelo seu dinheiro!

Especializados na angariação e mediação de ativos imobiliários, identificamos e analisamos oportunidades de investimento, estudamos e selecionamos os canais de investimento ajustados às características do investimento e à natureza do investidor. Não deixe para amanhã o contacto que pode fazer hoje!